Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Empreendedorismo

Departamento Unidade
Ciência da Computação CAC - Campus de Catalão
Nome da Disciplina Código Período
Empreendedorismo 199 8
Carga Horária Semestral Carga horária Semanal Ano Semestre
64h Teórica: 4h Práticas: 0h 2013 02
Conteúdo:

Visão Geral do empreendedorismo e da sua importância econômica e social no mundo e no Brasil. A revolução do empreendedorismo. O empreendedorismo no Brasil. Análise histórica do surgimento do empreendedorismo e correntes no empreendedorismo

Conceitos básicos de empreendedorismo. O papel do empreendedor no processo de criação de novas empresas. Casos de empreendedores.

Entendendo o mundo dos negócios. O dinâmico ambiente dos negócios. As oportunidades das pequenas empreasas. Identificação de oportunidades. O que é oportunidade de negócio? Diferenciando idéias de oportunidades. Fontes de novas idéias. Avaliando uma oportunidade.

O processo empreendedor. O papel do empreendedor. Diferençase similaridades entre o administrador e o empreendedor. Características e perfil do empreendedor. Tipos de empreendedores.

O projeto de criação e início de atividades da nova empresa. O plano de negócios. Conceitos básicos de um plano de negócios. A importância do plano de negócios. Características e estrutura de um plano de negócios.

Problemas de gestão de micro e pequenas empreasas nascentes. Entidades de apoio a pequena e média empresa. Estruturas de cooperação entre empresas.

Ementa:

O papel do empreendedor no processo de criação de novas empresas. Etapas do Processo de Criação de Empresas: a pesquisa de oportunidades, estudo de tendências de mercado. O projeto de criação e início de atividades da nova empresa. Problemas de gestão de micro e pequenas empresas nascentes. Entidades de apoio a pequena e média empresa. Estruturas de cooperação entre empresas

Bibliografia:
  • DEGEN, Ronald. O Empreendedor - Fundamentos da Iniciativa Empresarial. Ed. McGraw-Hill, São Paulo, 1989.
  • RESNIK, Paul. A Bíblia da Pequena Empresa.Makron Books Editora, São Paulo, 1988.
Listar Todas Voltar